A heterocromia ocorre principalmente devido a uma alteração genética que causa diferenças na quantidade de melanina em cada olho, que é o pigmento que dá cor aos olhos e à pele.
he·te·ro·cro·mi·a a. Diferença total ou parcial na coloração de partes ou órgãos que geralmente têm a mesma cor (ex.: heterocromia da íris).
A heterocromia pode ser congênita ou adquirida. Em geral a heterocromia congênita é de origem genética, é essa é a principal causa do problema.
Heterocromia tem cura? Quando congênita, não há cura ou tratamento específico para essa anomalia. Caso seja de interesse do paciente, lentes de contato podem ser usadas para igualar as cores dos olhos, desde que sejam indicadas pelo médico oftalmologista.
O fato é que esse fenômeno, conhecido como heterocromia, deixa muitas pessoas curiosas. Esta é uma característica física singular, que ocorre em menos de 1% da população mundial (e também em alguns cães e gatos, em que é mais comum), derivando da falta ou excesso de melanina.
Essa situação é obviamente rara, motivo pelo qual isso só ocorre em menos de 1% dos casos. Outra possibilidade é um dos pais com olhos azuis ter o gene perfeito para olhos castanhos, mas este ser inativado por algum outro gene qualquer.
– De Waardenburg: aqui falamos de não apenas uma, mas sim, um conjunto de doenças genéticas que têm como consequência a perda auditiva e também a mudança na cor da pele, cabelos e olhos. Possui esse nome por causa do médico que a descobriu em 1951.
Heterofobia é um neologismo que descreve o medo ou a hostilidade irracional em relação a heterossexualidade, implicando em preconceito ou aversão em relação a heterossexuais.
Heterocromia completa: cada olho possui uma cor de forma completa. Heterocromia parcial: o mesmo olho tem mais de uma cor. Heterocromia central: o centro do olho possui uma cor diferente do restante da íris.
Segundo estudos, a heterocromia ocorre devido a uma mutação no gene EYCL3, presente no cromossomo quinze, a sequência de DNA responsável pela quantidade de melanina nos olhos, e isso ocorre devido a distribuição não uniforme das cores nos olhos.