Elevações maiores da fosfatase alcalina indicam obstrução do fluxo biliar. Esta ocorre fora do fígado e é provocada por cálculos biliares ou tumores que bloqueiam os canais que conduzem a bile para o intestino ou na vesícula biliar. Nesses casos, costuma haver também um aumento grande das bilirrubinas.
O que é o exame de fosfatase alcalina?
O exame de fosfatase alcalina serve para estudar se há problemas ou alterações no funcionamento dos órgãos em que essa enzima está presente, como o fígado e os rins, por exemplo.
Qual a causa da elevação da fosfatase alcalina?
Dada a multiplicidade de fatores que causam a elevação da fosfatase alcalina, não é possível determinar um único tratamento. Para que os níveis reduzam, é precisar iniciar um procedimento médico em função da causa que provocou o aumento.
Quantos são os valores sanguíneos da fosfatase alcalina?
Adultos: U/L Na gravidez, os valores sanguíneos da fosfatase alcalina podem estar ligeiramente alterados, devido ao crescimento do bebê e porque esta enzima está também presente na placenta.
Quando os valores da fosfatase alcalina estão dentro dos parâmetros normais?
Quando os valores da fosfatase alcalina não estão dentro dos parâmetros normais, é possível que seja devido a algum tipo de complicação ou situação especial. A fosfatase alcalina é uma enzima encontrada na maioria dos tecidos do corpo, mais predominante no fígado, assim como nos canais biliares e tecido ósseo.
Qual o tratamento para a fosfatase alta?
Após os 10 a 12 anos de idade, os níveis tendem a diminuir e aos 20 anos são similares para homens e mulheres. Qual o tratamento para a fosfatase alcalina alta? Para os casos que elevam as taxas de FA não associados a uma doença ou um problema, como os casos de fase de crescimento e gravidez, não existe necessidade de tratamentos.