Veja algumas dicas de como se preparar para a consulta com o dermatologista!
Faça uma lista E não economize nas anotações: pode perguntar sobre unhas, cabelos, pele, manchas, pintas e até sobre os cosméticos que você tem o costume de usar. Assim, durante a conversa com seu médico você não corre o risco de deixar algo passar.
"É importante sempre levar exames anteriores e o nome dos medicamentos em uso. Não omita informações, fale ao seu médico tudo que possa ser relevante, por exemplo: uso de anticoncepcional, amamentação, gravidez, uso de drogas, anabolizantes, casos de câncer de pele na família etc.", fala o dermatologista.
Quando procurar um dermatologista? Entenda aqui!
A importância de uma consulta anual O principal motivo para ir ao dermatologista pelo menos uma vez por ano é a prevenção do câncer de pele. Como o Brasil tem uma incidência alta de raios solares durante todo o ano e muitas pessoas não usam protetor solar, esse tipo de câncer é o mais frequente no país.
Durante a consulta, o médico vai fazer uma análise clínica no paciente e tentar encontrar uma possível doença. Além disso, pode solicitar alguns tipos de exames, como o de sangue. Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento da doença ou condição.
Para o tratamento da Acne geralmente nao solicitamos exames de sangue, apenas em casos individualizados , com alguma suspeita de alteracao hormonal ou para iniciar tratamento com retinoide oral. No geral o tratamento se da apenas com exame clinico.