Antes de cobrir um bolo com pasta americana, use uma cobertura mais consistente, por exemplo ganache ou brigadeiro, para servir de "argamassa", deixando-o completamente liso, sem uniformidades na base ou laterais, para que a pasta americana consiga aderir em todo ele, evitando a entrada de ar e, consequentemente, o ...
Cola: Para colar a decoração feita em pasta americana, sobre um bolo coberto também com pasta, usa-se água em pequena quantidade através de um pincel, desde que a flor/figura que esteja sendo colada ao bolo, não esteja seco, caso contrário apenas o glacê real poderá servir de cola.
O confeiteiro precisa ter em mente que um bolo coberto com pasta precisa ficar com a superfície bem lisa e sem imperfeições. Não se pode admitir superfícies imperfeitas, trincas ou pontinhos levantados. Tudo precisa ser feito de tal maneira que o bolo fique com a superfície bem plana, lisa e sem irregularidades.
Costuma-se abrir a pasta americana em uma bancada de granito, mármore ou mdf revestido. Mas é necessário polvilhar um pouco de amido de milho sobre a superfície para que a massa não grude. Evite polvilhar qualquer tipo de açúcar pois este acaba ressecando e mudando a textura da pasta americana.
Muita gente tem dúvidas, e receios, sobre colocar o bolo coberto com pasta americana na geladeira. Isto é sim possível, e as vezes necessário. ... Coloque o bolo dentro de uma caixa fechada enquanto estiver na geladeira. Deixe para decorar o bolo depois que já estiver degelado e seco.
Se você estiver aprendendo e começando a trabalhar com pasta americana, pratique em um bolo falso e do tamanho do bolo que irá fazer de verdade. Passe uma fina camada de gordura vegetal no isopor antes e comece a treinar! Abra a pasta e cubra o bolo falso. Retire a pasata e repita este processo até sentir-se segura.
Para grudar as figuras de pasta sobre a cobertura de pasta do biscoito, use um pouco de água, lambuzei um pouco nas tiras com a ajuda de um palito de dente. Deixe os biscoitos secarem algumas horas e embale em saquinhos, se desejar.
Pode-se encontrar no mercado o mix de goma xantana com goma guar porque, apesar de não formar gel, a goma guar interage sinergicamente com a goma xantana para aumentar a viscosidade da solução. Geralmente, a goma de guar é mais indicada para alimentos frios como gelados ou recheios, cremes e molhos.
Planeje bem antes de começar a altura dos discos, para o bolo terminado ter 8 cm. Cubra bem com plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro, ou pelo menos por várias horas. Quando for retirar da forma, coloque o isopor por cima e vire o bolo, retirando o plástico.
Outra dica interessante é sovar muito bem a massa, em um saco grande ou com açúcar impalpável, até que ela fique bem macia. Para abrir a massa, nada melhor do que usar uma bancada de mármore ou granito. E com o próprio rolo que usou para abri-la, transporte a massa para a cobertura do bolo, ajustando tudo com as mãos.