Ao contrário do guardeiro o passador será o atleta que fica por cima e seu objetivo é passar a guarda do adversário. Ao passar a guarda o lutador de Jiu Jitsu, pode tentar realizar a finalização do seu oponente, que poderia ser um risco uma vez que ele pode ser pego pelas costas.
Passador : É aquele lutador que na hora do rola, campeonato ou fazendo uma posição fica por cima tendo como objetivo passar a guarda do adversário e estabilizar a posição para que assim receba os pontos referente a passagem de guarda.
Todo guardeiro que se preze deve ter uma pegada firme e saber onde pegar para neutralizar os movimentos do adversário. Se o passador estiver solto, ele ganha mobilidade para passar a guarda e consegue dificultar a vida do cara que está embaixo.
Se você quer transpor uma guarda você precisa limitar o espaço do seu adversário exercendo uma pressão tão grande que ele mesmo preferirá que você passe logo sua guarda para que ele comece tudo de novo. Procure sempre transferir o seu peso para o guardeiro de forma que ele sempre esteja incomodado.
A guarda é aquela posição onde o praticante fica por baixo e utiliza de suas pernas para efetivar suas técnicas e que também tem o intuito de se proteger e evitar que o oponente a transponha e assim o coloque em uma situação de risco.
Então se você quer ser um bom guardeiro precisa entender que suas pernas são como soldados na linha de frente, eles devem estar sempre ativas durante o combate, sempre desequilibrando, atrapalhando e causando desconforto no oponente, lembrando que quando mais desconfortável eles estiver mais afobado ele ficará e menos ...
O Berimbolo pode ser visto como uma posição do Jiu Jitsu moderno, pois foge do comum do Jiu Jitsu tradicional, em que a maioria das posições são mais justas e coladas ao adversário, propondo um novo estilo de luta, no qual a utilização do giro é vista como uma ferramenta para surpreender o adversário.
Tente sempre abraçar a cabeça do seu oponente, para poder usar seu ombro como arma de pressão. Não abra nenhum espaço. Faça uma pressão contínua até conseguir a passagem ou chegar na meia-guarda. Não se trata do quanto você pode ser forte, mas sim, dominar os pontos principais do guardeiro: pernas e quadril.
A Guarda Lasso tem sido um dos tipos de guarda mais ofensivas do Jiu Jitsu atual. Em todos os campeonatos, inúmeros lutadores estão utilizando esse tipo de guarda para dominar suas lutas e as vencer.