Oxunmarê ou Oxumarê é também uma divindade das águas, pois, representa o arco-íris, e a função do arco-íris é levar até o céu a água dos lagos ou do mar e com ela alimentar as nuvens".
Oxumarê era a divindade do arco-íris. Ele era filho da velha Nanã, senhora dos pântanos. Dono de uma beleza extraordinária, Oxumarê tinha muitos poderes e transformou-se num grande babalaô que curava as pessoas.
Oxumaré é o Orixá que rege sobre a sexualidade e seu campo preferencial de atuação é o da renovação dos seres, em todo os aspectos. ... Oxumaré e Oxum formam a segunda linha de Umbanda, a linha do Amor e da Concepção. ... Oxumaré, é a renovação contínua, mas em todos os aspectos e em todos os sentidos da vida de um ser.
Características dos filhos de Oxumaré
O Orixá Oxumaré (também conhecido como Oxumarê) representa a cobra arco-íris, que traz as características do animal como a mobilidade, agilidade e destreza.
dia 24 de agosto Oxumarê faz parte do trono masculino do amor na Umbanda, tendo sincretismo com São Bartolomeu, e sua data comemorativa é o dia 24 de agosto.
Segundo o seu mito, Oxumarê era um homem belo e muito bem-vestido que despertava a inveja e a paixão de todos. ... Atendendo a seu pedido, Olorum transformou Oxumarê em uma temível cobra. Dessa forma, além de amedrontar Xangô, ele conseguiu fugir por uma pequena fresta da porta do salão em que estivera detido.
Prece ao Orixá Oxumaré Salve as sete cores que te revelam no céu. o que nasce e que se transforma. suor vire riqueza, que eu vença e que ninguém se oponha a mim. Creio em ti, Babaê!
Conheça mais sobre Oxumaré – O Orixá sincretizado com São Bartolomeu. Sendo representado pela figura da cobra e do arco-íris, Oxumaré é um Orixá masculino que simboliza a permanência, a continuidade, a riqueza e a fortuna.
Prece ao Orixá Oxumaré Salve as sete cores que te revelam no céu. o que nasce e que se transforma. suor vire riqueza, que eu vença e que ninguém se oponha a mim. Creio em ti, Babaê!