O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.
Eles são o ácido sulfúrico, ácido nítrico, ácido clorídrico, ácido perclórico, ácido bromídrico e ácido iodídrico. Nenhum deles sozinho dissolverá o ouro, embora todos eles sejam perigosos para lidar sem precauções de segurança adequadas.
Seu pH será ácido (pH < 7,0) devido a liberação de H+ durante a hidrólise conforme a equação.
Um dos usos mais tradicionais do ouro é o de fabricação de moedas, entretanto atualmente tem larga aplicação também na confecção de jóias (anéis, relógios, colares) e medalhas olímpicas na forma de ligas, além de confecção de componentes eletrônicos.
A boa notícia é que o processo de oxidação é facilmente reversível. Basta dar um polimento e sua joia recupera novamente o brilho. Casos leves de oxidação podem também ser revertidos em casa (esfregando na joia uma flanela com pasta de dente, por exemplo).
Como limpar brinco de ouro que ficou preto? A exemplo da prata, o ouro também pode escurecer e uma das peças que mais escurecem são os brincos, pois eles recebem sol, suor, além de atritos com sujeira no cabelo. Sendo assim, a melhor forma de limpar um brinco de ouro que ficou preto se dá com uso de detergente de coco.
ácido clorídrico - O ácido nítrico é um potente oxidante, que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro; - O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos, que reagem com os íons de ouro, separando assim esse metal.
O agente mais comum no escurecimento de joias de ouro e prata é o ácido úrico que é expelido pela pele em maior ou menor quantidade. Além de ter concentração e acidez em todas as pessoas. Portanto podem escurecer mais rápido em uma pessoa do que em outra.
A maioria das reações químicas entre um ácido (hidrácido ou oxiácido) e um metal, irá liberar gás hidrogênio (H2) e formar um sal correspondente. Algumas reações também liberam outras substâncias, em sua maioria tóxicas.
Durante o processo de lixiviação por cianeto, uma solução de cianeto, ou lixiviante, é filtrada através do minério contido em tanques, colunas ou pilhas. O ouro é dissolvido pelo cianeto e depois removido da pilha ou coluna. Depois ele é extraído da solução de lixívia impregnada por absorção do carbono ou resinas.