Tem mais depois da publicidade ;) A primeira tentativa de entrada no território brasileiro aconteceu no ano de 1555, nas imediações do litoral do Rio de Janeiro. ... Liderados pelo almirante Coligny, esse grupo queria se fixar no Brasil para escapar da perseguição religiosa liderada pelos católicos na França.
No século XVI, os franceses tentaram fundar duas colônias no Brasil. A primeira foi a França Antártica, no Rio de Janeiro, em 1555. ... Os franceses se interessaram pelo Brasil desde o início da colonização portuguesa. Rondavam a costa, depois desembarcavam e faziam amizade com os indígenas.
Liderados pelo almirante Nicolau Villegaignon, fundaram, na região do atual município do Rio de Janeiro, uma colônia francesa chamada de França Antártica. Os franceses obtiveram o apoio militar dos índios tamoios, que eram inimigos dos portugueses.
A reação portuguesa foi rápida, pretendendo impedir que a França Antártica se consolidasse em terras da coroa lusitana. Em 1560, sob o comando do governador-geral da colônia brasileira, Mem de Sá, a França Antártica foi destruída.
Os motivos da invasão francesa Navegadores franceses conheciam o litoral brasileiro e aqui já haviam criado várias feitorias para contrabandear o pau-brasil. Em 1555, no entanto, a França estava atravessando um período de conflito religioso envolvendo católicos e protestantes.
Os portugueses, primeiro em 1560 e depois desde 15, realizaram expedições para expulsar os franceses do Rio de Janeiro. O chefe militar Estácio de Sá fundou o povoado de São Sebastião do Rio de Janeiro, a 1º de março de 1565, para servir de base para os ataques contra os franceses.
Os Franceses tentaram repetidamente implementar colônias no Brasil pois possuir colônias era, à época, um bom negócio e os franceses julgavam que o Estado Português era incapaz de colonizar, sozinho, todo o território brasileiro, de modo que viram uma oportunidade de conseguir territórios com mínimo esforço, expandindo ...
França Equinocial1612Fundação1615Batalha de Guaxenduba1615Dissolução
- Os franceses tinham como objetivo principal fundar uma colônia em território brasileiro para poder participar ativamente do lucrativo e novo mercado da exploração colonial. - Franceses protestantes queriam também fundar uma colônia no Brasil para viverem longe da perseguição religiosa que sofriam na França.
O principal povo indígena que perpetuou a aliança com os franceses foi o Tamoio. Deste acordo surgiu a Confederação dos Tamoios (aliança entre diversos povos indígenas do litoral: tupinambás, tupiniquins, goitacás, entre outros), que possuíam um objetivo em comum: derrotar os colonizadores portugueses.