De modo geral esses pensadores defendiam a liberdade de expressão a criação de mais escolas, a igualdade jurídica, a divisão dos poderes dentro do Estado e a formação do governo representativo. Acreditavam que tudo isso seria essencial para construir uma sociedade mais livre e justa.
Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.
Chamado de "século das luzes", o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
1. Os iluministas defendiam o uso da razão pois somente ela poderia iluminar o pensamento e modificar as condições da vida humana. ... Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo. Propunham a liberdade econômica, a livre concorrência entre empresas e nações.
Introdução. O Iluminismo, ou Era da Razão, começou na Europa no século XVIII e se difundiu por muitas partes do mundo. Os pensadores iluministas se opunham ao poder absoluto dos reis e da Igreja Católica, usando a razão (pensamento lógico) e a ciência para criticar esse poder.
-queriam que o pobre tivesse mais acesso ao progresso material e institucional, ou seja, uma sociedade mais justa e humana.
Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo. Propunham a liberdade econômica, a livre concorrência entre empresas e nações. ... O principal representante do liberalismo econômico foi o inglês Adam Smith.
O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência. As características que você verá a seguir mostram que essas três ideias centrais nortearam o movimento.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... - A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.