Para o traje ficar completo, o "pequeno Kilt" também possui uma bolsa acoplada a cintura chamada "sporran" (que serve como bolsos para o Kilt e significa bolsa em gaélico escocês) e uma adaga colocada na meia, cujo nome original é "skean dhu".
Segundo a história, o Kilt surgiu para os escoceses no final do século 14 (vindo do povo gaélico, Irlanda), e servia para proteção contra o frio e umidade, especialmente nas Highlands (terras altas). ... Kilt, na antiga língua falada pelos escoceses, significa "prender uma roupa no corpo".
No século XIV, época em que se ambienta a narrativa, o kilt, aquele saiote xadrez usado pelos escoceses, ainda não tinha sido inventado. A roupa só começou a ser usada no século XVII. Mas a película de Mel Gibson acerta, ao menos, em mostrar uma coisa: os escoceses não costumam usar cueca por baixo do kilt.
O kilt (em gaélico escocês: fèileadh) é uma peça do tipo saia sem bifurcação na altura do joelho, com pregas nas costas, originada no traje tradicional de homens e meninos gaélicos nas Terras Altas escocesas.
"Havia uma profunda preocupação, entre as classes dirigentes escocesas, de que a Escócia ficasse atrasada em relação ao resto da Europa", num contexto de desenvolvimento do comércio internacional. Isto porque "os escoceses não tinham uma marinha capaz de dar assistência aos seus navios mercantes em alto mar (…).
kilt O kilt, uma espécie de saia de lã feita de um tecido em padrões xadrez, é a roupa usada na Escócia em ocasiões especiais, como funerais, casamentos e festas.
Além disso, para aqueles que o usavam séculos atrás, andar com calças na chuva e na lama fazia com que as pessoas ficassem muito tempo com o tecido molhado no corpo, então o Kilt, que ia só até os joelhos, facilitava secar as pernas e pés e evitar a proliferação de doenças, além de trazer mais conforto.
Fustanella, Grécia. Fustanella é uma saia na altura do joelho, semelhante a um saiote escocês, que os homens usam em ocasiões militares e cerimoniais, não apenas na Grécia, mas também nos Bálcãs.
Os escoceses, aliás, se consideram bem-humorados e engraçados, e o humor deles é bastante irônico e até auto-depreciativo, às vezes. Eu gosto desse tipo de humor, e acho mesmo que eles são divertidos. Eles não se levam tão a sério, e acho que saber rir de si mesmo torna a vida mais leve.
Ao caminhar pelas ruas escocesas você não vai se deparar com um monte de homem usando kilt. Essa é uma vestimenta considerada mais formal, usada em casamentos, formaturas, comemorações e eventos especiais, esportivos e tradicionais. Era também usado como uniforme pelos exércitos escoceses até a Primeira Guerra Mundial.