De um lado estavam os Estados Confederados do Sul, que lutavam pela secessão – ou seja, pelo separatismo. Do outro, lutava a União Federativa – ou Estados Unidos da América – que queria manter o país intacto. ... "Em muitas coisas, sua trajetória teria sido mais semelhante à do Brasil que à do Norte dos Estados Unidos."
Já os sulistas defendiam a livre adoção do escravismo por se beneficiarem diretamente desta mão-de-obra em suas fazendas e lucrarem com os preços altos dos escravos. O estopim para a guerra foi a eleição, em 1860, de Abraham Lincoln pelo Partido Republicano, representando a região Norte.
Esse conflito foi iniciado quando os estados do Sul separaram-se da União e formaram os Estados Confederados da América. A Guerra de Secessão foi motivada pela divergência que havia entre os dois grupos a respeito da abolição da escravatura e da extensão dos novos territórios que estavam sendo ocupados no oeste.
A Guerra de Secessão, ou Guerra Civil Americana, aconteceu nos Estados Unidos entre o Norte e o Sul do país e resultou no fim da escravidão em todo território americano.
Em 1863, durante a guerra, um grupo político a favor da União, no Estado confederado da Virgínia, declarou a secessão de 48 condados do noroeste do Estado, formando assim a Virgínia Ocidental, que logo se juntou à União.
Em 6 de junho de 1861, o governo confederado emitiu regulamentações padronizando o uniforme do exército e estabelecendo o cadete cinza como a cor uniforme.
Estados da União
A secessão da Carolina do Sul foi acompanhada pela adesão, entre janeiro e junho de 1861, de outros estados sulistas, como Alabama, Flórida, Mississipi, Geórgia, Texas, Luisiana, Virgínia, Arkansas, Carolina do Norte e Tennessee. Com a secessão dos sulistas, surgiram os Estados Confederados da América.
O confisco de terras, também conhecido como confisco agrário, foi uma inovação no ordenamento pátrio após 1988, vez que consolidou, de forma inédita no país, a perda da propriedade rural em favor do Poder Público sem a possibilidade de o proprietário receber qualquer tipo de indenização por parte do Estado.
Após a guerra, os territórios do Oeste foram incorporados ao novo Estado unificado e possibilitaram a construção de estradas de ferro, linhas de telégrafo e cidades. Como a União venceu a guerra, o modelo industrialista do Norte se tornou hegemônico nos Estados Unidos e guiou o desenvolvimento econômico do país.