É uma zona complexa de plasma e campo magnético, que transmite matéria e energia entre a fotosfera e a corona. Acima da fotosfera, há uma camada de gás, com aproximadamente 2000 km de espessura, conhecida como cromosfera ou esfera de cor. Na cromosfera, a energia continua sendo transportada pela radiação.
Significado de Cromosfera substantivo feminino Camada intermediária da atmosfera solar, entre a fotosfera e a coroa solar.
Cromosfera é uma das camadas solares. Constitui-se de uma camada irregular que se estende por mais de 10 mil quilômetros acima da fotosfera. É uma região de transição entre a fotosfera e a coroa solar. Sua temperatura pode variar de 4 mil Kelvin e 20 mil Kelvin.
A fotosfera de uma estrela é a região da superfície visível, onde o corpo deixa de ser transparente devido ao seu gás e passa a ser opaco à luz. A fotosfera do Sol possui cerca de 330 km de largura e uma temperatura média de 5785 K.
A fotosfera é a camada visível do Sol, com temperatura de aproximadamente 6000 ºC. Ela é o limite entre o interior do Sol e a atmosfera transparente, formada pela cromosfera e pela coroa. Na fotosfera se formam as manchas solares, regiões mais frias e, por isso, mais escuras.
A fotosfera marca o limite onde a luz pode penetrar nos gases, tornando-a menos opaca e, portanto, visível. O que uma pessoa vê quando olha para o Sol é a fotosfera. A densidade da camada atmosférica não é consistente em todos os lugares o tempo todo, mas tende a ter cerca de 400-500 km de espessura.
A cromosfera do Sol normalmente não é visível, porque sua radiação é muito mais fraca do que a da fotosfera. Ela pode ser observada, no entanto, durante os eclipses, quando a Lua esconde o disco da fotosfera.
Como ela se iniciou há cerca de 4,5 bilhões de anos, o Sol ainda tem pela frente aproximadamente 6,5 bilhões de anos de tranquilidade. ... O que mantém o Sol nessa fase tranquila é a queima de um elemento que está em seu interior (núcleo), chamado hidrogênio. Após 11 bilhões de anos, esse hidrogênio vai acabar.
A fotosfera é a superfície visível do Sol. É fria, só cerca de 5800 K. Logo acima da fotosfera encontra-se uma camada, a cromosfera, só detectável por espectroscopia, dado que emite numa zona do vermelho típica da dissociação do hidrogénio. A cromosfera e a coroa são como que a "atmosfera" solar.