Há apenas dois dias no ano em que o dia e a noite tem 12 horas cada. Nestes dias ocorre um fenômeno astronômico chamado de "equinócio". O prefixo "equi" em "equinócio" lembra a equivalência entre a duração do dia e da noite. Os dias de equinócio variam a cada ano, mas sempre ocorrem nos meses de março e setembro.
Equinócio representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador. Isso significa que os raios solares incidem com a mesma intensidade no dois hemisférios, consequentemente, os dias e as noites têm a mesma duração.
Aproveite este mês de março e preste atenção no nascer e no pôr do Sol. No dia 20 de março deste ano de 2021, o dia e a noite durarão 12 horas cada.
Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos ao dia 21 ou 22 de dezembro, ou seja, no dia em que começa o inverno. Este ano, o solstício de inverno ocorrerá no dia 21 de dezembro de 2021.
O Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono acontece no dia 20 de março de 2021 exatamente às 06h28. O outono é uma estação do ano que começa sempre entre os dias 20 e 21 de março, ou seja, quando termina o verão, e termina entre os dias 20 e 21 de junho, quando tem início o inverno.
A diferença normal entre a duração do dia e a da noite acontece porque o eixo ao redor do qual a Terra gira sobre si mesma é inclinado 66,5 graus em relação ao plano da sua rotação em torno do Sol. Essa inclinação faz o astro iluminar um hemisfério por menos tempo durante o outono e o inverno.
Os dias mais longos do hemisfério Sul do planeta são sempre no solstício de verão - dia 21/12. As noites mais longas no hemisfério Norte do planeta são sempre no solstício de inverno - dia 21/12.
solstício de inverno O solstício de inverno marca a noite mais longa do ano, e por consequência, o dia mais curto. Entenda. Inclinação do planeta Terra e a incidência de luz e calor do Sol de acordo com as estações do ano.