Ao brincar de amarelinha, a criança desenvolve a coordenação motora fina. ... Escrever, recortar, encaixar, bem como abotoar e desabotoar, são alguns exemplos de atividades que são beneficiadas através do desenvolvimento da coordenação motora fina.
A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças. A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças.
Como jogar amarelinha
A idade ideal para jogar a amarelinha completa (com todos os números e pulando com 1 pé só) é de 4 anos, porém a brincadeira pode ser simplificada para crianças menores.
A amarelinha é uma brincadeira de regras simples que desenvolve habilidades motoras de saltar com um e dois pés, arremessar e equilibrar. Ela recebe outros nomes em diferentes regiões do nosso país, como: sapata, jogo da pedrinha, macaca, mare, dentre outros nomes.
1- Com um giz branco, desenhar o diagrama composto de 10 quadros, e depois numerá-los de 1 a 10, com diferentes cores de giz. Se pode fazer uma amarelinha menor ou maior, segundo o tamanho e as capacidades das crianças.
Instruções
Vamos às regras: Ninguém pode pisar fora do quadrado; a pedrinha precisa ficar dentro da marcação e do número correto; só pode colocar um pé em cada quadrado, quando for um quadrado pule de um pé só e quando tiver dois é um pé em cada; não pode pisar no quadrado que estiver com a pedra; deve recolher a pedra na volta.
Usando materiais como giz, pedra de terra ou caco de tijolo, o professor poderá pedir para que um aluno (voluntário) faça um quadrado bem grande no chão. Para isso, as crianças deverão ser de um grupo de cinco ou seis anos de idade. Caso as crianças não consigam desenhar o quadrado, o professor deverá fazê-lo.