Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina.
O sistema excretor é formado pelo conjunto de órgãos que atuam no processo de "limpeza" do organismo. Esses órgãos atuam de modo a eliminar as substâncias tóxicas ou que estão em nível elevado na circulação sanguínea. O processo de excreção acontece através do líquido denominado urina.
O sangue chega ao rim através das artérias renais e segue através de uma série de arteríolas até o glomérulo de Malpighi. No interior do glomérulo, o sangue é submetido a uma forte pressão, que força a passagem de substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo para o interior da cápsula de Bowman.
Produtos excretados São eles os produtos nitrogenados, como amônia, ureia e ácido úrico e o gás carbônico.
Sabe-se que 95% da urina é água, 3% é ureia (composto que surge da quebra de proteínas somado a sódio, creatinina, potássio e cloro), mas há milhares de outros componentes em concentrações pequenas. Inclusive, é possível urinar pedras do rim quando elas são pequenas o suficiente.
A função primordial do sistema urinário é a excreção de compostos tóxicos para o nosso organismo. Com isso, ela garante a regulação da homeostase.
rins O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por: Dois rins; Dois ureteres; Não pare agora...
Cada rim recebe sangue através de uma ramificação da aorta, denominada artéria renal. O sangue flui da artéria renal até as artérias progressivamente menores, sendo as menores as arteríolas. Das arteríolas, o sangue flui até os glomérulos, que são novelos de vasos sanguíneos microscópicos, denominados capilares.
Dentro da cápsula renal, o sangue sofre uma forte pressão, que ocasiona a saída do chamado filtrado glomerular (ou urina inicial), líquido semelhante em composição ao plasma sanguíneo. Esse processo é denominado filtração. O filtrado é formado principalmente de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos.