Por meio desse aparelho, milhões de pessoas tiveram acesso a notícias, músicas, radionovelas, programas humorísticos, esportivos e de variedades. Tudo numa velocidade jamais imaginada. Cantores e compositores encantavam multidões de norte a sul.
20 de abril de 1923 Mais conhecida como Rádio Sociedade, foi primeira emissora do Brasil, criada em 20 de abril de 1923 na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, com o propósito de ser um veículo de comunicação eminentemente educativo, cultural e artístico.
Rádio é um meio ou recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de dados e informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.
No Brasil, o rádio atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, na mesma época em que o país era governado por Getúlio Vargas. Nesse período, iniciou-se a chamada "Era de Ouro do Rádio", quando ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento.
Os primeiros receptores eram confeccionados em sulfeto de chumbo, os bigodes de gato, usados para detectar os sinais de rádio, sendo ligados a aparelhos de cristal. Havia muita dificuldade para sintonizar as estações e, principalmente por esse obstáculo, a massificação do rádio ocorre somente após 1927.
As inovações técnicas que vêm ocorrendo ao longo da história influíram decisivamente na forma de produzir e ouvir rádio. A principal mudança foi a invenção do transístor, que substituiu as válvulas e reduziu os equipamentos. Surgiram os rádios de pilha, pequenos e portáteis. Mais tarde, os rádios via telefone celular.
A MEC é a primeira rádio do Brasil, no ar desde 1923. Sua história de pioneirismo começou como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada pelo antropólogo Edgard Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão nacional.
Rádio Sociedade do Rio de Janeiro As primeiras transmissões radiofônicas resultaram em tão grande sucesso que no ano seguinte, em abril de 1923 foi instalada a primeira emissora de rádio brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, de propriedade do cientista Henrique Morize e do escritor e antropólogo Edgar Roquette Pinto.
O rádio, na década de 1930, teve uma importância fundamental na propagação nacional da música popular, por meio da qual pretendia-se forjar uma ideologia que fosse aceita pela população. Conforme CAPELATO (2003), as transmissões das mensagens de propaganda foram feitas por meio da imprensa e do rádio.
A história do rádio começou com Michael Faraday, que, em 1831, descobriu a indução magnética. ... A primeira companhia de rádio foi fundada em Londres, pelo cientista italiano Guglielmo Marconi, em 1896, com a emissão e recepção de sinais sem fio.