O desejo do espantalho é conseguir um cérebro de verdade, já que ele é feito de palha. O homem feito de lata quer um coração. Ou seja, ele busca ter sentimentos de verdade. Coragem é o que o Leão procura, pois, apesar de ser o "rei da selva", o animal é muito covarde.
Já o Homem de Lata conta uma triste história de como perdeu seu coração (e seu corpo humano) de tanto trabalhar — se afastando da mulher que amava. Ele queria seu coração de volta, porque valorizava o emocional mais do que tudo.
Nick Chopper Homem de Lata (Nick Chopper) também conhecido como Lenhador de Lata, é um personagem fictício na Terra de Oz criado pelo escritor americano L.
Frank Baum, um dos personagens é o enferrujado Homem de Lata, que sonha em ganhar um coração de verdade. Na notícia de hoje, os homens são de verdade, e o coração é que é de metal – um dispositivo desenvolvido por cientistas brasileiros para ajudar quem tem problemas nesse órgão.
Ele admite que foi parar na terra de Oz quando seu balão foi levado pelo vento até lá - até mesmo aquele balão estava além de seu controle. Em um floreio final gloriosamente gonzo, ele sobe ao céu enquanto grita: "Não posso voltar. Não sei como funciona!".
O Leão Covarde um personagem fictício da Terra de Oz criado pelo escritor estadunidense L. Frank Baum. É um leão, mas fala e relaciona-se com humanos.
Cada vez que ele tenta, o machado corta um pedaço dele e ele precisa substituir por uma parte de lata. Quando ele perde o corpo, que é substituído por um corpo de lata, ele perde também o coração, e com ele o amor pela garota. Ele precisa então de um coração para voltar a amá-la.
A garota Dorothy que só deseja voltar para casa, o Homem de Lata que sonha em ter um coração, o Leão Covarde em busca de coragem e o Espantalho atrás de um cérebro se encontram na estrada amarela em "O Mágico de Oz", uma superprodução musical de R$ 9 milhões em cartaz no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.
É a coragem de mostrar fraqueza que fortalece. Sente, mas dificilmente amassa. Sente, mas facilmente esquece porque o chapéu de funil não filtra sentimento. Sente, mas não aperta o coração, não apavora o estômago, não atormenta a mente.
Num primeiro momento pensou que estivesse enganada, pois nenhum dos espantalhos do Kansas piscava o olho; mas em seguida a figura fez um simpático aceno de cabeça para ela. Então Dorothy desceu da cerca e caminhou até o Espantalho, enquanto Totó corria em volta da estaca sem parar de latir.