De forma radical, o filme demonstra como as pessoas reagem em determinados contextos e como suas atitudes podem ganha novas proporções. A única coisa que podemos adiantar é que a história envolve sangue. Clique aqui e fique por dentro do módulo de nazifascismo.
O filme "A Onda" (Die Welle, 2008), de Denis Gansel, trata da experiência realizada por um professor com o intuito de mostrar a seus alunos de segundo grau o quão equivocados estavam em supor que um regime totalitário não teria condições de se instalar na Alemanha de hoje.
A mensagem no decorrer do filme consegue enaltecer as qualidades que poderiam decorrer de um regime ditador e vai sucumbindo até suas piores consequências. O diretor leva muito bem este caminho, porem com continuidade obvia, o que não chega nem por um momento a ser defeito.
A onda - o filme. ... Sim, o filme nos mostra que um líder pode mudar nossas mentes e fazer com que a sigamos tais regras impostas por determinado grupos, agirmos passivamente aos mesmos pra nos sentirmos superiores a outras pessoas.
O filme "A onda" vem para ilustrar diversas questões, entre elas como o autoritarismo pode se manifestar em diferentes épocas de diferentes formas. O formato mais conhecido do autoritarismo é o fascismo, dentro desse regime imperava um sistema de comunicação altamente abrangente, característico da teoria hipodérmica.
Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema "força pela disciplina" e dá ao movimento o nome de "A Onda". Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo.
No caso do filme "A Onda", é importante identificar os principais tópicos, como autocracia, fascismo, fanatismo, "alternativas de poder" e legitimação indireta de um líder, por exemplo, e memorizar algumas cenas que exemplifiquem as situações. Você não precisa assistir ao filme com um caderno fazendo várias anotações.
O princípio de Huygens determina que cada frente de onda atua como uma nova fonte, gerando nova ondas. ... O chamado princípio de Huygens diz que cada ponto em uma frente de onda funciona como uma nova fonte, produzindo ondas que se propagam com a mesma frequência, velocidade e na mesma direção das ondas originais.
Ron Jones Todd Strasser A Onda/Autores
Sem outra alternativa, Rainer (Jurgen Vogel) aceita a tarefa. Durante a primeira aula, ele define esse sistema político, que consiste em regimes totalitários e ditaduras. Mas, o ponto mais importante da autocracia é o poder direcionado exclusivamente na figura de um líder.