era anticapitalista e se propunha instalar uma nova ordem social coletivista, sem classes. fazia uma defesa veemente do trabalho, destacando-o como elemento unificador das forças sociais. propunha a união do capital e do trabalho, mediada pelo Estado e baseada no corporativismo.
Resposta: Socialistas, democratas e comunistas.
Logo após a Revolução de 1930 surge o integralismo, que influenciado pelo fascismo italiano combatia os defensores do pensamento de esquerda. ... Alguns aspectos da ideologia fascista aparecem até hoje em grupos e partidos políticos, como os na Europa que defendem plataformas políticas baseadas na aversão a estrangeiros.
Existem alguns fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nacional Fascista na Itália, como a grave crise econômica que a Itália enfrentava e o não atendimento de reivindicações territoriais no pós Primeira Guerra Mundial. Essa frustração vai inflar ainda mais o nacionalismo italiano.
O fascismo foi um movimento político que surgiu na Itália sob a liderança de Benito Mussolini, que assumiu o poder desse país a partir de 1922 com a Marcha sobre Roma. O fascismo é entendido por cientistas políticos e historiadores como a forma radical da expressão do espectro político da direita conservadora.
As principais idéias fascistas
A expressão "fascismo" foi cunhada pelo italiano Benito Mussolini (1883-1945), que criou, em 1919, uma organização chamada Fasci Italiani di Combattimento. O termo "fasci", que significa feixe, faz referência ao feixe de hastes de madeira com um machado no centro – símbolo da unidade do poder político na Roma Antiga.
Os camisas-negras foram organizados por Benito Mussolini como uma violenta ferramenta militar do seu movimento político. ... Seus métodos tornaram-se cada vez mais violentos a medida que o poder de Mussolini aumentava, e usaram da violência, intimidação e assassinatos contra opositores políticos e sociais.
Mussolini fundou o movimento fascista em 23 de março de 1919, numa reunião feita na cidade de Milão.
Nazifascismo é um termo de conjunção entre o fascismo italiano, doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini a partir do final da primeira guerra mundial em 1919 e tendo se mobilizado politicamente em 1917 associado ao nazismo alemão, em muitos aspectos emulando a primeira, que, embora tendo nascido em 1920, ...