Os esquilos são omnívoros e podem comer praticamente tudo, mas a base da sua alimentação é composta de sementes, frutos secos e vegetais.
Seus principais alimentos são as avelãs, nozes, frutas e animais pequenos. O esquilo que vive nas florestas coníferas, de coloração parda escura, depende muito das pinhas dos abetos vermelhos (árvores coníferas) disponíveis, o que varia muito de acordo com o ano.
Eles são acumuladores, é verdade. Mas fazem o possível para que tudo seja uma "bagunça arrumada" O apreço dos esquilos pelas nozes é tão verdadeiro quanto sugere a saga Era do Gelo. Não seria por menos: focar nesse tipo de alimento pode ser uma estratégia eficaz para não passar fome quando a escassez aperta.
Ofereça amendoim cru, ervilha, grão--de-bico e sementes de girassol. Ração e verduras também são aceitos, além de insetos, apesar de alimentos vivos induzirem o animal ao canibalismo. Há ainda alimentos próprios para esquilos no mercado varejista. Água limpa não pode faltar.
Um esquilo também come frutas como amoras, framboesas, frutas azuis e muito mais.
Plante nogueiras para atraí-los e proporcione uma fonte de alimento, assim como uma opção de abrigo. Árvores de quintal como faias, nogueiras amargas, de noz preta e carvalhos servem para embelezar e sombrear o seu ambiente e encorajar esquilos e outros animais a assumirem suas residências.
Os esquilos comem, na maioria, plantas, além de frutas e cascas de árvores. Muitos se alimentam de grandes quantidades de sementes e nozes. Esquilos arborícolas enterram nozes e bolotas no chão para comer mais tarde.
Os esquilos são principalmente herbívoros alimentando-se de sementes e nozes mas também comem ovos, insectos e pequenos animais.
Uma coisa ainda mais curiosa aconteceu quando essas nozes foram confundidas com a tal bolotinha que o Scrat persegue, o esquilo da Era do Gelo. Sendo que na animação se trata de uma avelã, um outro fruto seco.