Além de manter a alma da Atem, o quebra-cabeça é capaz de cumprir um desejo da pessoa que tinha resolvido e aumentar suas chances de sucesso do proprietário em um jogo, a julgar pela sua habilidade. Os hieróglifos enscritos no enigma diz: "Aquele que resolve-me ganhará o poder e conhecimento das trevas ..."
Com o Olho do Milênio, um duelista pode ler as mentes dos outros, bem como ver através de seus olhos, permitindo que o seu titular a saber o que está nas mãos de seus adversários em todos os momentos, não importa o quê. O titular do olho Milénio tem a capacidade de selar a alma do duelista derrotado.
O Portador deste item é Seto Kaiba.
Seus poderes são para orientar o proprietário para onde quer que ele busca, agindo como uma espécie de bússola. Tal como o Enigma do Milênio, tinha uma alma selado dentro dele, neste caso, um fragmento da alma de Zorc Necrophades.
Primeiramente, esse objeto não continha poder, sendo inofensivo a qualquer humano, porém, ele foi bastante útil por conseguir guardar a alma de Atem dentro dele, além de aprisionar uma parte de Zorc, o demônio que viria a destruir o lugar.
Para conseguir uma maneira de entrar no castelo de Pegasus, Kaiba desafia Yugi para um duelo impressionante. Quando Yugi estava prestes a derrotar o Dragão Supremo de Olhos Azuis, Kaiba ameaça se suicidar para que Yugi se rendesse e é assim que o duelo entre os dois é finalizado.
A Vara do Milênio é muitas vezes referida como o cetro. Este item concede ao seu proprietario o poder de controlar a vontade dos outros através do controle da mente, e também permite que seu proprietario se comunique telepaticamente com os seus servos. Não é preciso vencer um duelo para usar esta habilidade.