O profissional precisa ter um perfil bastante proativo, ficando atento e conectado a tudo o que está acontecendo. Além disso, deve estudar muito e estar sempre atualizado, inclusive com conhecimento de informática. Mas o melhor de tudo é que cada dia de trabalho é único e cheio de novos aprendizados.
"Ele precisa saber gerenciar conflitos, estabelecer processos eficazes de comunicação entre os membros da equipe interdisciplinar, pacientes e familiares, além de desenvolver consciência situacional e habilidades comportamentais.
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma estrutura hospitalar na qual são realizados cuidados complexos e intensivos por equipes multidisciplinares no tratamento e reabilitação de pacientes em estado grave ou potencialmente grave.
O técnico em enfermagem especialista em UTI exerce inúmeras atividades, como cuidados de enfermagem antes, durante e após os exames de imagem, métodos gráficos, coleta de material biológico para análises clínicas, cuidados aos pacientes pós-transplantados e nos procedimentos da Terapia Renal Substitutiva.
Os cuidados básicos do paciente internado na UTI compreendem monitorização de funções vitais, administração de medicamentos, higiene, alimentação e fisioterapia.
CONCLUSÕES: Os fármacos mais utilizados são morfina, fentanil, midazolam e propofol. Outros medicamentos são usados com menor frequência. Unitermos: ANALGESIA; SEDAÇÃO; TERAPIA INTENSIVA.
A UTI é uma unidade hospitalar de pacientes que necessitam de cuidados intensivos por uma equipe especializada composta por profissionais de diferentes áreas.
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um local onde são atendidos pacientes gravemente acometidos. É conceituada como um ambiente tenso, traumatizante e agressivo, podendo gerar estresse na equipe de enfermagem.