C) É um conceito que exprime a individualidade do sujeito, e é aplicado nas relações humanas no sentido em que o individuo deve ser colocado acima do coletivo ou da sociedade. ...
substantivo feminino Aquilo que é determinante para diferenciar um ser de outro(s); o atributo próprio, característico e único de um ser, que o difere dos demais.
Assim a própria mesmidade, lembra-nos o filósofo, é um conceito de relação e uma relação de relações; tem diferentes sentidos que podemos enunciar do seguinte modo: o mais básico é a identidade numérica; isto é a identidade significa aqui unicidade e entende-se por confronto com a pluralidade.
A ipseidade na ética argumentativa de Paul Ricoeur é a referência básica da hermenêutica do si ao qual sempre retorna. Ela estabelece a constante mediação reflexiva em oposição à pretensa posição imediata do sujeito. A mesmidade do si tem como contrapartida o outro.
Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares.
Na filosofia, Kant apresenta a objetividade como algo que tem validade universal, independentemente de religião, cultura, lugar e época. A objetividade se baseia em um ponto de vista intersubjetivo, isto é, pode ser verificável por diferentes sujeitos. ... A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano.
Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.