Chapolin Colorado surgiu para satirizar os heróis estadunidenses com seus "superpoderes" e fazer uma crítica social em relação à América Latina. É um herói "sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, débil e tonto". O personagem surgiu em um momento de grande visibilidade para a América Latina.
Segundo Bolaños, Chapolin foi criado como forma de protesto contra os super-heróis enlatados norte-americanos, e também para mostrar a força acovardada da América Latina. Chapulín é uma espécie de gafanhoto comestível muito apreciada no México.
"Não contavam com minha astúcia!" "Sigam-me os bons!" "Aproveitam-se de minha nobreza!""Suspeitei desde o princípio!" "Palma, palma, não priemos cânico!"
Criação do comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), o herói atrapalhado, medroso e mulherengo surgiu dois anos antes da série mais famosa do humorista, "Chaves".
28 de fevereiro de 1973 Chapolin/Primeiro episódio
» Carlos Villagrán(Quico) Após se desentender com Bolaños no fim dos anos 1970, deixou o Chaves para se dedicar à carreira solo com seu personagem, que ele alegava ter criado. Isso foi motivo de disputa judicial com o ex-colega.
Roberto Gómez Bolaños Cidade do México - Com sua clássica frase "Sigam-me os bons!", o comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, criador dos famosos personagens "Chaves" e "Chapolin Colorado", estreou na rede social Twitter, acumulando centenas de milhares de seguidores em poucas horas.
El Chapulín Colorado (personagem)Chapolin ColoradoMoradaDesconhecidaEspécieHumanoOcupaçãoSuper-heróiFamíliaÉgua Colorada (noiva, mencionada) Pantaleón Colorado y Roto (pai) Lois Joanne Lane (mãe)
19 de setembro de 1979 Chapolin/Data Que Terminou