nor·mo·ten·so so. [ Medicina ] Que ou quem tem a tensão arterial em valores normais.
A normotensão se caracteriza por valores normais de pressão arterial no consultório (abaixo de 140/90 mmHg) e na MAPA de 24 horas (igual ou abaixo de 130/80 mmHg) ou na MRPA (igual ou abaixo de 135/85 mmHg), enquanto que a hipertensão se caracteriza por valores anormais de pressão arterial no consultório (igual ou ...
Normotenso: são os parâmetros normais da pressão arterial.
A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.
A hipertensão, ou pressão alta, acontece quando a pressão arterial, após ser medida por diversas vezes, é igual ou superior a 14 por 9. Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.
A hipotensão é o termo popular conhecido como "pressão baixa" - quando a medida da pressão arterial está abaixo de 9 por 6.
Eupneia é um termo técnico muito utilizado na enfermagem para designar que a respiração está normal, sem problemas algum.
A pressão arterial é medida em milímetros (mm) ou centímetros (cm) de mercúrio (Hg), sendo considerados ótimos os valores de 120 por 80 mmHg ou "12 por 8" cm de Hg. Mas, quando esta pressão está persistentemente maior que 140 por 90 mmHg ou "14 por 9" cm Hg ela é considerada alta e um médico deve ser consultado.
MAPA. A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é o exame final utilizado por médicos que desconfiam de hipertensão arterial em seus pacientes. Trata-se de uma medição da pressão por 24 horas seguidas.