Cegueira noturna é o nome popular da nictalopia, que é a incapacidade ou dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz.
A cegueira noturna é uma alteração que acontece devido a alterações em células presentes na retina do olho, os bastonetes, em que um dos pigmentos dos receptores dessas células, conhecido com o rodopsina, está diminuído, interferindo diretamente na capacidade do olho em processar objetos com pouca luz.
Ela é sintoma de diversas doenças oculares. A cegueira noturna pode ser congênita, ser causada por danos, ou má-nutrição (por exemplo, falta de vitamina A).
Nos casos de cegueira noturna causada por miopia, catarata ou deficiência de vitamina A, há tratamento. O uso de lentes corretivas (óculos ou lente de contato) melhora a visão míope durante a noite e o dia.
A cegueira noturna é a dificuldade em enxergar à noite ou com baixa luz....Os principais sintomas da cegueira noturna são:
Falta de vitamina A pode provocar cegueira noturna.
Zinco: itens ricos no mineral, como carne, frutos do mar, leguminosas, oleaginosas e pescados, auxiliam a vitamina A a fazer melanina, que afasta a cegueira noturna.
Falta de vitamina A pode provocar cegueira noturna.
Entrar no túnel enquanto se dirige em um dia de sol, enxergar durante a noite, ler na cama pode ser mais difícil para algumas pessoas que para outros.