Mudanças fundamentais A IFRS 9 inclui novas regras sobre a classificação e mensuração de ativos financeiros, incluindo a redução no valor recuperável e complementa os novos princípios de contabilidade de hedge publicados em 2013.
O SPPI consiste na avaliação das características e termos contratuais dos ativos financeiros da empresa, com o objetivo de identificar se existem aspectos que possam implicar que os fluxos de caixa não representem exclusivamente o pagamento de principal e juros.
Desde de janeiro de 2018 está em vigor a IFRS 9, International Financial Reporting Standards....PE (ECL) = PD x EAD x LGD, onde:
Desde 1º de janeiro de 2018, entrou em vigor a nova norma contábil emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 48 – Instrumentos Financeiros. Esse pronunciamento substitui o CPC 38 – Instrumentos Financeiros – reconhecimento e mensuração.
De forma resumida, o IRFS é o modelo de normas contábeis que as empresas devem seguir para atender às normas internacionais, deixando o balanço contábil claro e interpretável em diferentes países. Adotado em mais de 120 países, o IFRS também é utilizado no Brasil.
A norma contábil impõe o reconhecimento da receita no momento em que houver o controle do ativo pelo cliente e destaca a necessidade de separar a receita de acordo com a obrigação de desempenho. ...
Em muitos casos, os descasamentos contábeis são originados por diferenças entre critérios de mensuração, pois grande parte dos instrumentos de hedge são derivativos, que originalmente são mensurados ao valor justo, e itens protegidos que são off balance ou mensurados ao custo amortizado, durante o período de proteção.
Para calcular o PECLD, deve-se ter por base uma média percentual dos recebimentos ao longo dos três últimos exercícios contábeis. A partir desse valor, será inferido o percentual de inadimplência a ser aplicado sobre o saldo final de contas a receber.