Em tradução livre do inglês, a palavra significa "configuração da mente" e isso nos dá uma boa pista sobre o seu significado. De fato, quando falamos de mindset, nos referimos a características da mente humana que vão determinar os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes.
O poder das crenças das pessoas. De uma forma simplificada, um modelo mental é uma forma de enxergar o mundo. ... Formamos nossas crenças e agimos segundo elas. Os comportamentos que temos a partir de nossas crenças e atitudes geram um determinado resultado, que pode ser limitante ou potencializador.
A palavra Mindset significa "modelo mental", ou seja, a maneira de uma pessoa pensar. É configuração dos seus pensamentos. É a partir do mindset que enfrentamos as mais variadas situações do cotidiano, e também é por meio dele que tomamos decisões. Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.
Podemos definir mindset como a mentalidade que cada um de nós tem em relação à vida. Em termos práticos, o conceito significa o conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente nos nossos comportamentos e pensamentos.
Dweck afirma que existem dois tipos fundamentais de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento.
O mindset é formado por nossas crenças – aquilo em que realmente acreditamos. Nossas crenças são definidas por nossas experiências do passado - o que vivenciamos, vimos e ouvimos – e que tomamos como verdade. Mas nem sempre temos consciência dessas crenças.
a mentalidade de crescimento (growth mindset) — quando acreditamos que nossas qualidades podem sempre ser cultivadas, o que nos leva a usar críticas, dificuldades e desafios como o ponto de partida para o desenvolvimento.