O que é a mais valia? A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.
A mais-valia relativa remete para o aumento da produtividade através de processos tecnológicos avançados. Isso significa que novas máquinas melhoram o processo de produção, sendo que é possível produzir mais bens em menos tempo, aumentando o lucro. Desta forma, o salário do trabalhador fica pago em ainda menos dias.
A teoria da Mais Valia comporta duas diferentes vertentes dentro do sistema de propostas de Marx. Estão entre elas a mais valia absoluta e a relativa.
A Mais Valia, de Karl Marx, também discutia outro aspecto importante do capitalismo, a alienação. Segundo a teoria marxista, como os trabalhadores não controlam os meios de produção e precisam vender sua força de trabalho, tornando-se também uma mercadoria, eles ficam alheios ao produto final.
No século XIX, o termo foi ressignificado. O filósofo e sociólogo alemão Karl Marx utilizou o termo proletariado tal como entendemos hoje: o trabalhador assalariado, pobre, que tende a permanecer nessa condição por causa do pouco que recebe.
Sendo assim, Marx mostra que os 10 dias de trabalho produzem riquezas suficientes para pagar pela força de trabalho utilizada no processo de produção. ... Essa produção que excede o necessário para o pagamento de seu salário é recolhida pelo capitalista, tornando-se o que Marx denominou de mais-valia.
O lucro do sistema capitalista é gerado pela relação existente entre a mais-valia e o capital variável, ou seja, os salários dos trabalhadores. ... Assim, 3 horas a mais por dia (8 horas diárias), ele trabalha para suprir a necessidade de lucro do sistema capitalista, o que resulta na mais-valia.
A mais-valia é um conceito criado pelo alemão Karl Marx (1818-1883), para entender as relações entre o tempo necessário para realizar um trabalho e sua renumeração. ... Em outros termos, a mais valia significa a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador.
A mais-valia é justamente essa diferença. O dinheiro resultante da produção, nesse caso, passa a integrar o lucro do empresário. Segundo essa teoria, essa dinâmica é a base de sustentação do sistema capitalista, pois favorece a classe empresarial em detrimento daqueles que não detém os chamados meios de produção.
Karl Marx em sua obra Manuscritos econômico-filosóficos usou o termo para descrever a falta de contato e o estranhamento que o trabalhador tinha com o produto que produzia. A alienação na sociologia de Marx é descrita também como um momento onde os homens perdem-se a si mesmos e a seu trabalho no capitalismo.