Entre os destaques, em Goiás, estão sorgo, milho e soja. No caso de sorgo, o Estado se mantém na primeira posição do ranking de produção, com 1,22 milhão de toneladas, crescimento de 23,4% na safra 2019/2020 em relação à safra passada.
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) publicou nesta terça-feira, 18, uma instrução normativa que adianta a data para início do plantio da soja em Goiás, pelo segundo ano consecutivo. Produtores poderão iniciar os trabalhos da safra 2020/2021 a partir de 25 de setembro.
A pauta agrícola é bastante diversificada e composta principalmente por: soja, sorgo, milho, cana-de-açúcar, feijão, tomate, entre outros produtos. A pecuária goiana também é altamente expressiva e posiciona o estado entre os maiores produtores do país.
Em 2019, Goiás foi o 4º estado brasileiro com maior produção de grãos, 10% da produção nacional. Goiás é o 2º maior produtor de cana-de-açúcar do país, 11,3% da produção nacional, com 75,7 milhões de toneladas colhidas na safra 2019/20.
Você encontra aqui! Considerando os dados obtidos por mesorregião, a mesorregião Sul é a principal produtora da oleaginosa no estado com aproximadamente 75,63%, seguido pela Leste com 16,22%, Noroeste com 3,33%, Centro 2,84% e Norte com 1,98%.
Rio Verde lidera, com 1,08 milhão de toneladas, seguido por Jataí (1,06 milhão de toneladas) e Cristalina (694,1 mil toneladas). Rio Verde, aliás, está entre os dez municípios que mais produzem soja no país.
De modo geral, o período preferencial para a semeadura da soja vai de meados de outubro e 10 de dezembro. Entretanto, na maioria dos anos, em semeaduras de outubro até meados de novembro é que se obtém as maiores produtividades e altura de planta adequada.
Quais os espaçamentos recomendados para o plantio da goiabeira? 4 m x 3 m. Nesse caso, espera-se colher a maior quantidade possível de frutos até uma provável contaminação com a praga. Recomenda-se os traçados em retângulo com 6 m x 5 m ou 6 m x 4 m.
O Estado de Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho.
Principais Atividades Econômicas: agricultura, pecuária, serviços e indústria.