A descamação da pele acontece quando as camadas mais superficiais são eliminadas, o que normalmente é provocada por situações simples, como o ressecamento da pele.
"A exposição excessiva à radiação ultravioleta gera divisão das células da pele e o calor faz com que elas ressequem e morram. Por causa disso, ocorre a descamação", afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli. Segundo a médica, esse processo de descamação é feito de forma natural, mas o sol acaba acelerando-o.
O que fazer quando a pele está descascando?
Flexão do verbo descamar, que significa retirar escamas ou pele; escamar.
Falta de hidratação A pele seca do nariz pode ser um sinal de desidratação. Faça por beber 2 L de água por dia para equilibrar os fluídos do corpo e assegurar que a sua pele e os outros órgãos se mantêm hidratados. Usar um hidratante na rotina diária de cuidados com a pele irá ajudá-la a manter-se hidratada.
A menstruação é a descamação cíclica do endométrio, a camada mais interna do útero, caracterizada por um sangramento com duração de 3 a 7 dias. Ela ocorre todos os meses e representa parte do ciclo reprodutivo da mulher, pois é quando o útero se prepara para receber o bebê, no caso de uma gravidez.
Vermelhidão, uma coceira intensa e descamação são sintomas comuns de diversas doenças de pele. Mas, de acordo com a dermatologista Damaris Ortolan, especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), 90% dos casos são provocados por dois tipos de problema: a psoríase e o eczema.
Puxar a pele descamando pode facilitar infecções Por mais que ficar com a parte da pele descamando seja incômodo, o ideal é seguir a orientação de não puxar a pele e manter o local sempre limpo e hidratado. "O melhor a se fazer é hidratar a região topicamente, beber muita água e se alimentar adequadamente.
Creme de Limpeza Hidratante - La Roche-Posay 3- Usar cremes cicatrizantes para a pele descascar mais rápido e formar uma nova camada no local.
Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.