Como Kant afirma no § 49 da Crítica do Juízo, idéia estética é "aquela representação da imaginação, que dá muito a pensar, sem que, entretanto, nenhum pensamento determinado, isto é, conceito, possa ser-lhe adequado (...)
Explicação: Para Kant, a mulher serve para lhe agradar, seria inútil a destinar deveres à ela. Sendo assim, ela deve fazer somente coisas agradáveis e que lhe convém, que os homens da família a mandem fazem e/ou a permitam.
A Estética kantiana é pensada não mais como uma dimensão objetiva do mundo e sim como uma dimensão mental, subjetiva. Isto quer dizer que a reflexão sobre a estética está voltada para as condições de receptibilidade a prazer do sujeito, também chamada de estado mental ou de conhecimento em geral.
Kant faz menção ao respeito tomado nesse sentido, na Fundamentação, mostrando que ele também depende da lei moral. Pois "todo respeito por uma pessoa é propriamente somente respeito pela lei [...], da qual aquela pessoa nos dá o exemplo" (GMS, 401-2). Por fim, há o respeito como sentimento moral.
O que é um juízo estético? É um acto mediante o qual formulamos uma proposição que atribui determinada qualidade estética (beleza, sublimidade, fealdade) a um objecto: "Este palácio é belo" ou «O Requiem de Mozart é uma obra-prima» e «O Padrinho de Francis Ford Coppolla é um filme magnífico».
A beleza e o juízo estético são afirmados em sua plena autonomia tanto em relação ao conhecimento quanto em relação à prática, à moral. ... Mas este acordo não é visto como sendo baseado numa real constituição do objeto natural, mas como dizendo respeito ao juízo reflexionante; este acordo é chamado de finalidade formal.
A forma como os filósofos, em geral, tematizam a mulher ao longo dos séculos, demonstra um claro desprezo ao ser feminino. Já Pitágoras, afirmava que "existe um princípio bom que gerou a ordem, a luz e o homem; há um princípio mau que gerou o caos, as trevas e a mulher"4.
Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.
O foco é entender a beleza e seu objetivo era analisar a verdade totalmente livre de qualquer tipo depressupostos. Seu método é a "crítica", isto é, a análise.