A Parábola do Bom Samaritano foi usada por Cristo para explicar o ensinamento de amar o próximo. O amor é algo prático, não se trata apenas de palavras bonitas. A história nos mostra que devemos amar a todos, sem exceções ou preconceitos.
A Parábola do Bom Samaritano explica quem é o próximo, fala do sentido bíblico de amar o próximo como a si mesmo, e é uma das parábolas que Jesus contou. Está registrada no livro de Lucas.
Samaritano é quem nasce em Samaria, uma região não vista com bons olhos pelos judeus. Mesmo assim, foi ele quem teve a atitude de interromper sua jornada para ajudar o próximo. Desde então, a expressão Bom Samaritano passou a representar essa pessoa que sabe ajudar ao próximo, sem olhar a quem.
Por que Jesus ensinou por parábolas? "Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.
Na época de Jesus, muitos judeus odiavam os samaritanos, pois eram considerados estrangeiros impuros. ... Esse homem benevolente ficou conhecido como "bom samaritano". A conclusão a que chegou o doutor da lei foi que o "próximo" foi aquele que teve misericórdia do homem necessitado, mesmo sendo um estranho.
Samaritano é uma palavra referente ao povo ou indivíduo natural da antiga região de Samaria e também à língua falada naquela região. ... Os Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus. Da Bíblia do Judaísmo, seguem apenas o Pentateuco.
"Faze isto e viverás", pontua Jesus. O mestre contra-argumenta: "E quem é o meu próximo?" Como resposta nasce a celebre parábola do bom samaritano, registrada no Evangelho de Lucas (Lc 10,25-37).