Jeremias 29. Jeremias diz aos judeus que estão na Babilônia que se preparem para setenta anos de cativeiro — Os que permaneceram em Jerusalém serão dispersos — Semaías profetiza falsamente e é amaldiçoado.
Epístola de Jeremias 1:1 (Baruque 6:1): "Cópia de uma carta dirigida por Jeremias aos prisioneiros que deviam ser deportados para Babilônia, pelo rei dos babilônios, para dar-lhes conta da mensagem que Deus o havia encarregado de transmitir."
Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade ( I Crônicas 29:29) e outros escritores.
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Bíblia Jeremias 29:11.
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Bíblia Jeremias 29:11.
Jeremias 30–33 contém a confirmação do Senhor aos filhos de Israel que estavam dispersos e no cativeiro de que Ele não os havia abandonado nem desfeito Seus convênios. ... Jeremias foi ordenado a escrever em vez de falar a profecia contida em Jeremias 30–33.
Jeremias 29 contém uma carta de Jeremias ao povo de Judá que fora levado cativo e vivia na Babilônia. Ele disse-lhes que construíssem casas, plantassem hortas e se preparassem para viver ali e desfrutarem a Babilônia da melhor maneira possível.
O autor identifica-se somente como "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo" (Tg 1:1). A carta é tradicionalmente atribuída a Tiago, irmão do Senhor.
O livro de Jeremias contém as profecias, as advertências e os ensinamentos que fizeram parte do ministério do Profeta Jeremias ao reino de Judá, ao sul.
Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. ... Jeremias profetizou que o povo de Judá sofreria nas mãos de uma nação hostil como punição por seus pecados.