A oxiemoglobina significa hemoglobina ligada ao oxigenio. Forma-se nos alveolos pulmonares. O sangue arterial quando passa pelos alveolos pulmonares, carrega imediatamente o oxigenio proveniente no ar ambiente. Isso em virtude de haver uma grande afinidade entre a hemoglobina e o oxigenio.
O oxigénio, inspirado ao nível dos pulmões, difunde-se para o interior dos capilares pulmonares, para o sangue, onde irá ser transportado até às células, sob duas formas: dissolvido no plasma ou ligado à hemoglobina, no interior dos glóbulos vermelhos.
O formato bicôncavo das hemácias facilita as trocas gasosas por aumentar a superfície da célula. Sua forma deve-se à presença de proteínas estruturais no citoesqueleto. Quando essas proteínas apresentam alguma anormalidade, o formato das hemácias é comprometido.
Cada molécula da proteína liga-se a quatro moléculas de O2 e cada hemácia possui aproximadamente 250 milhões de hemoglobinas. Deste modo, a hemoglobina é capaz de transportar aproximadamente 1 bilhão de moléculas de O2.
A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono. ...
Na forma de oxiemoglobina, o oxigênio é transportado para todas as partes do corpo, sendo liberado nos tecidos, onde o oxigênio se dissocia da oxiemoglobina e se espalha no citoplasma da célula, sendo utilizado pelas mitocôndrias no processo de respiração celular.
A professora de biologia do cursinho pH, Nathalia Cardoso Pinho, explica como funciona o transporte de gás carbônico, produto da respiração celular, no sangue. O processo ocorre de três formas: associado à hemoglobina, solubilizado no plasma ou, na mais importante, como íons bicarbonato.
Hemácias, eritrócitos ou glóbulos vermelhos As hemácias são células sanguíneas que se destacam por seu formato de pequeno disco bicôncavo contendo uma grande quantidade de hemoglobina, pigmento responsável pelo transporte de oxigênio. Essas células são numerosas e as mais encontradas em nosso sangue.
→ Características dos eritrócitos Os eritrócitos são células anucleadas, ou seja, que não possuem núcleo e, consequentemente, DNA. Seu formato é de disco bicôncavo, seu diâmetro é de aproximadamente 8 μm e a espessura é de 2 μm na região mais periférica.
O processo de produção das hemácias, eritropoese, é estimulado pela redução da circulação de oxigênio no sangue, que é detectado pelo rim. Este, por sua vez, secreta o hormônio eritropoietina.