A Tragédia grega foi o primeiro gênero teatral que surgiu na Grécia. ... As tragédias eram textos teatrais que apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as quais envolveriam personagens nobres e heroicas: deuses, semideuses e heróis mitológicos.
Qual foi o livro mais importante da tragédia grega?
Selecionei aqui alguns livros importantes em minha trajetória pessoal de aproximação com a tragédia grega:
A Trilogia Tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona. Sófocles. ...
Medeia, Hipólito e As Troianas.
Qual é o papel das tragédias gregas na cultura ocidental?
É nesse contexto que se pode dizer que a tragédia grega, enquanto representação dos desejos individuais em choque com as premissas da convivência humana em sociedade, é o palco de representação dos conflitos morais elementares, ainda que estes não tenham sido sujeitados a uma análise racional rigorosa.
Qual é o tema nuclear da tragédia grega?
A cena da tragédia conjugava dois temas heterogéneos: os mitos dos deuses e os mitos dos heróis, daqueles que cumpriam elevadas façanhas ou padeciam de duras penas cobertos de dignidade e glória. A tragédia encenava criações originais baseadas na mitologia, na história da cultura grega.
Qual foi a origem da tragédia grega?
A tragédia tem sua origem no mesmo contexto em que surgiu o teatro, quando os rituais primitivos eram o elo entre os homens e seus deuses. ... Acredita-se que a origem da palavra tragédia tenha vindo de "tragos", que em grego significa cabra ou bode, animal que era sacrificado para o ritual dionisíaco.
Qual foi o livro mais importante da tragédia grega quem foi o autor?
Sófocles (4 a. C) foi um dramaturgo grego. Sua obra-prima "Édipo Rei" o consagrou como o maior poeta trágico da Antiguidade Grega.
Qual a função dos mitos na cultura grega?
A Mitologia Grega reúne um conjunto de lendas e mitos que foram criados pelos gregos na antiguidade. O objetivo principal era de explicar alguns fatos, como a origem da vida, a vida após a morte, ou até mesmo os fenômenos da natureza.
Qual a importância da cultura grega para nossa sociedade?
Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.
Quando foi representada a tragédia grega?
No século V, a tragédia grega foi representada apenas em festivais de vinho: Dionísias e Lenéias (ambos em dezembro) e as Grandes Dionísias (em março). As representações foram feitas em salas circulares ao ar livre, semelhantes às arenas esportivas.
Quais eram as tragédias?
As tragédias eram textos teatrais que apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as quais envolveriam personagens nobres e heroicas: deuses, semideuses e heróis mitológicos. Todas elas possuíam uma característica comum: tensão permanente e o final infeliz e trágico.
Por que a tragédia grega não tem sido muito feliz?
Sob este aspecto a tragédia grega não tem sido muito feliz, não só em nosso meio. Ainda que se conheçam em muitos idiomas transposições das mais significativas, em geral a tendência é apresentá-la em prosa, mas, fazendo-o, trai-se a essência do gênio e do engenho desta expressão superior da criação dramática e poética da Hélade.
Como anular a tragédia grega?
A única maneira de atenuar, antes do que anular, os efeitos mais distanciadores de semelhante interposição é a que fornece um texto transcriativo capaz de repor no idioma de chegada o vigor literário e o imaginário de origem. Sob este aspecto a tragédia grega não tem sido muito feliz, não só em nosso meio.