Trata-se de um processo de formação de novas ideias no qual a pessoa reflete sobre suas concepções, colocando preconceitos sobre determinado assunto em verificação, além de conduzir o nascimento de novas ideias.
A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. ... Aliando a maiêutica à ironia, a intenção do pensador era demonstrar como as chamadas "autoridades" em determinados assuntos julgavam saber algo que, na verdade, não sabiam.
A maiêutica socrática tem como significado "dar à luz", "dar parto" , "parir" o conhecimento (em grego, μαιευτικη — maieutike — significa "arte de partejar").
O nome "maiêutica" teve como inspiração a própria família de Sócrates. Sua mãe, Fainarete, era parteira e o filósofo a tomou-a como exemplo e afirmava que os dois possuíam atividades semelhantes. Enquanto a mãe auxiliava mulheres a darem à luz a crianças, Sócrates auxiliava as pessoas a darem à luz a ideias.
A maiêutica socrática normalmente é descrita como a arte de conduzir alguém a produzir o próprio conhecimento por meio de perguntas, sem que Sócrates acrescente nada a este conhecimento.
Nesta história, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses, e portanto foi condenado a morrer tomando cicuta. Sócrates usa sua morte como uma lição final para seus pupilos, ao invés de fugir quando a oportunidade surgiu, e encara a morte calmamente.
O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. ... Tal técnica deve seu nome "socrático" a Sócrates, o filósofo grego do século V a.C., que teria sido o primeiro a utilizá-la.
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. Escreveu sobre diversos temas, como amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, entre outros. Estátua de Platão, um dos maiores pensadores da Grécia Antiga. Platão foi discípulo de Sócrates e um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga.
inventado por Sócrates, para ajudar as pessoas a pensarem por si, é chamado de maiêutica (que em grego significa parto ou parteira).. forma de estímulo ao pensamento e induz o leitor a um processo de maiêutica autónomo..
A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar. ... Esse exercício era o que ficou conhecido como maiêutica, que significa a arte de parturejar.