Modo de produção socialista: A base econômica do socialismo é a propriedade social dos meios de produção, isto é, os meios de produção são públicos ou coletivos, não existindo empresas privadas.
Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. ... Os sistemas socialistas são divididos em formas não mercantis e de mercado.
Socialismo estatal ou socialismo de Estado é, lato sensu, qualquer variedade do socialismo que baseie os seus meios de produção no Estado, seja através da propriedade ou da regulamentação estatal. Designa o socialismo real, de fato aplicado em várias nações do mundo, em contraste ao socialismo utópico.
Modo de produção feudal (ou feudalismo) Era uma forma de vida sustentada pela produção camponesa. O comércio era realizado em feiras com o excedente da produção. Os camponeses não eram os donos da terra que viviam e cultivavam e eram impedidos de compra-las dos seus senhores.
Modo de produção em economia, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. ... Existem 7 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Socialista e Comunista.
O que são o Capitalismo e o Socialismo: O socialismo consiste em uma teoria, doutrina ou prática social que propõe a apropriação pública dos meios de produção e a supressão das diferenças entre as classes sociais. ... Por outro lado, o capitalismo tem como objetivo o aumento de rendimentos e obtenção de lucro.
Os meios de produção são os instrumentos, ferramentas e utensílios utilizados no processo de produção. Não fazem parte, portanto, dos produtos fabricados, ficando na empresa que os produziu durante um determinado tempo. ... Um exemplo de meio de produção são as máquinas de costuras utilizadas em confecções de roupas.
O estado é assim visto como um mecanismo dominado pelos interesses da classe dominante e utilizado para subjugar outras classes, a fim de proteger e legitimar o sistema econômico existente. Após a revolução operária, o estado inicialmente se tornaria o instrumento da classe trabalhadora.