Tratava-se de uma sátira da estrutura da sociedade francesa do Antigo Regime, ou seja, da situação de privilégio da nobreza e do clero, que eram sustentados pelos camponeses. ... Charge de 1789 que satiriza o espanto da nobreza e do clero com o despertar do Terceiro Estado do seu estado de opressão.
2-Observe a gravura, produzida na época da Revolução Francesa de 1789 O despertar do Terceiro Estado. Pode-se afirmar que os personagens da gravura representam. ... c) a exploração do terceiro estado pelo clero e pela nobreza, cuja contestação desencadeou o processo. revolucionário.
Na monarquia tanto na França até à Revolução Francesa como no restante da Europa, nomeadamente no Reino de Portugal, o termo Terceiro Estado (em francês: tiers état) indicava as pessoas que não faziam parte do clero (Primeiro Estado) nem da nobreza (Segundo Estado).
A função do Terceiro Estado era sustentar a sociedade e o Estado. Pagavam, ao contrário do Clero e da Nobreza, impostos ao Estado e também direitos senhoriais. Não tinham direito à apelação (louvados pelos atos que faziam), nem a pronunciar-se em público e não detinham de quaisquer direitos sociais.
Neste texto o autor fala de que o terceiro estado é uma nação completa e que não necessita dos outros dois estamentos: o clero e a nobreza. O texto é um panfleto escrito como resposta de Sieyès ao convite de Jacques Necker aos escritores sobre a organização dos Estados Gerais.
* 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O terceiro estado arcava com o peso dos impostos e contribuições para o rei, o clero e a nobreza.
A alta média e baixa burguesia formavam o terceiro estado. Era composta por banqueiros, financistas e empresários. ... O terceiro estado era responsável por arcar as despesas, impostos e contribuições do rei, clero e nobreza. A principal reivindicação do povo era que os privilegiados do rei eram isentos das contribuições.
Na Revolução Francesa, foi uma das principais reivindicações do Terceiro Estado: a manutenção da divisão da sociedade em classes rigidamente definidas. a concessão de poderes políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social. a abolição dos privilégios da nobreza e instauração da igualdade civil.
Cortesãos, Burgueses, camponeses, criados, comerciantes e demais profissionais formavam o terceiro estado. Tinham obrigação de pagar todos os impostos, e basicamente não tinham direito algum.
Resposta: O Terceiro Estado estava em clara desvantagem em relação ao clero e à nobreza, ordens sociais francesas que certamente votariam de acordo com os interesses do rei.