Descontentamento da burguesia. Muitos burgueses acumularam riquezas e passaram a reivindicar participação na política do país. O controle do Estado absolutista sobre a produção e o comércio restringia o crescimento das atividades econômicas da burguesia, o que descontentava essa camada.
Na base do terceiro estado encontrava-se toda a classe trabalhadora francesa. Proletários, aprendizes, pequenos artesãos, e os camponeses livres e semi-livres.
A sociedade francesa era dividida em classes sociais, ou Estados Nacionais: * 1° estado – clero; cerca de 2% da população. * 2° estado – nobreza; também 2% da população. * 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).
Pois necessitava medidas facilitadoras do comércio que só podiam ser efetivadas pela centralizam política.
Resposta: Se for no da reforma religiosa, diminuição do poder da Igreja Católica e formação do estado moderno na França, o principal motivo foram os gastos excessivos da elite, a alta taxa de impostos - que a nobreza era isenta, aliás -, o falta de liberdade econômica e a impossibilidade de participar ativamente das ...
Os burgueses buscavam o enriquecimento e a mobilidade social, algo que era impossível dentro da sociedade feudal, onde o nascimento determinava o lugar de cada um.
A concepção da burguesia de "revoluções burguesas" se baseava no Iluminismo, que pregava a liberdade, os direitos do homem e o livre mercado, em oposição ao absolutismo. O conceito é geralmente, ainda que de modo equivocado, restrito à onda revolucionária que ocorreu desde o final do século XVIII.
Terceiro Estado – Pessoas que não faziam parte do clero ou da nobreza. Formado por cidadãos comuns. Correspondiam a mais de 95% da população da França e sustentavam a sociedade. Cortesãos, Burgueses, camponeses, criados, comerciantes e demais profissionais formavam o terceiro estado.
O terceiro estado era formado pelos sans-cullotes, camponeses e burgueses... ... Sans-cullotes eram pessoas que trabalhavam na indústria. Camponeses eram os que trabalhavam no campo.