O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre setembro de 1814 e junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior.
O objetivo principal do Congresso de Viena era retomar o modelo político que ordenava a Europa antes das guerras napoleônicas, isto é, objetivava-se retomar as estruturas do Antigo Regime, com repressão às ideias liberais e às manifestações revolucionárias das quais a França foi o principal "cavalo de batalha".
(PUC - RIO) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que apresenta corretamente esses princípios: a) Liberalismo, democracia e industrialismo.
Marcado por revoltas, a Revolução industrial, e o crescimento da classe média, o período da ==Restauração europeia== (1814-1848) refere-se à luta por parte dos partidários da monarquia europeia pela legitimidade interna contra os carbonários e por vezes militares (ver: Decembristas russos) que seguiam os ideais ...
Essa deter- minação foi denominada Princípio da Legitimidade, o qual seria salvaguardada pelo exército da Santa Aliança, criada com o objetivo de lutar contra as manifestações nacionalistas e liberais, decorrentes das ideias implanta- das pela Revolução Francesa, que ameaçavam a ordem absolutista restabelecida.
A aliança tinha como objetivo conter o liberalismo e o secularismo na Europa na esteira das devastadoras Guerras Revolucionárias Francesas e as Guerras Napoleônicas, e nominalmente conseguiu isso até a Guerra da Crimeia.
O congresso de Viena, ocorrido entre 18, reuniu os principais representantes das monarquias europeias – dentre eles o czar russo Alexandre I, o ministro francês Charles Talleyrand e o príncipe austríaco Klemens Metternich – para discutir o retorno de territórios e do próprio sistema político após a derrota de ...