Heráclito criou o termo Logos para referir-se à razão dinâmica que governa a physis. ... Esse momento da história da humanidade, ocorrido na Grécia entre os séculos VII e V a.C, foi chamado de passagem do mito ao logos.
O modo de vida fechado do povo grego facilitou a passagem do Mito ao Logos. A passagem do Mito ao Logos, na Grécia, foi responsabilidade dos tiranos de Siracusa. A economia grega estava baseada na industrialização, e isso facilitou a passagem do Mito ao Logos.
O mito surgiu como narrativas de povos gregos antigos para explicar fenômenos da natureza que não podiam compreender. Era e é geralmente utilizado para explicar a origem de acontecimentos. Já a filosofia é o estudo e reflexão de questões relacionadas à existência humana.
Mito, do grego mýthos, é uma narrativa tradicional cujo objetivo é explicar a origem e existência das coisas.
Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e dos seres humanos. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis.
A tese do milagre grego consiste na passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, destacando o caráter repentino e único desse processo. Contraposição: Que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do milagre realizado por um povo privilegiado, mas é a culminação do processo….
A transição de narrativas divinas para os discursos filosóficos aconteceu de forma progressiva e motivada pelos seguintes fatores históricos: Início das navegações marítimas: as viagens permitiram aos gregos a ruptura na concepção de que o mundo era habitado por deuses, titãs ou heróis.
- A construção do calendário que permitiu a medição do tempo segundo as estações do ano e da alternância entre dia e noite. Isso favoreceu a capacidade dos gregos de abstrair o tempo naturalmente e não como potência divina; - O uso da moeda para as trocas comerciais que antes eram realizadas entre produtos.
O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais. ... Já a filosofia não admite contradições e exige respostas formuladas racionalmente.