Se pisou num prego enferrujado, deve lavar a ferida com água e sabão (não é preciso espremer), cobrir o ferimento e procurar um serviço de saúde imediatamente. Lá será feita uma limpeza profunda da ferida para evitar infecções e poderá ser administrado um reforço da vacina contra o tétano.
O problema é a perfuração da pele, que pode abrir caminho para a entrada dos esporos do micro-organismo. Portanto, o risco de ser infectado é o mesmo seja por um corte com prego ou espinho. O tétano é uma doença com elevada taxa de mortalidade, mas que pode ser facilmente prevenida por meio da vacinação.
Um ótimo remédio caseiro para cicatrizar feridas é aplicar uma compressa de calêndula porque esta planta medicinal possui propriedade antimicrobiana que ajuda a desinfetar a ferida e também possui propriedade cicatrizante, que ajuda a reparar a pele.
Lave o ferimento: - Lavar com água morna e sabão durante 15 minutos. - Lavar com uma gaze ou pano limpo para retirar qualquer sujeira. Não se preocupe se sangrar um pouco.
Os antibióticos de uso geral são penicilina e ampicilina. Se os estafilococos resistentes estam presente, a amoxicilina com ácido clavulanic pode ser usada, como pode clindamycin.
A doença é causada por uma bactéria chamada Clostridium tetani, existente, praticamente, em todos os lugares. A doença caracteriza-se por espasmo dos músculos da região do ferimento ou hipertonia generalizada, rigidez de nuca, opistótono, trismo, riso sardônico, rigidez abdominal, disfagia, dores nas costas e membros.
7 principais sintomas de tétano e como confirmar
O tétano é uma infecção grave, que afeta os nervos do corpo todo, fazendo com que o indivíduo desenvolva espasmos musculares que o impedem de se movimentar. O tétano é causado por toxinas eliminadas pela bactéria Clostridium tetani.
São sintomas do tétano rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço, dificuldade para abrir a boca (trismo) e engolir, riso sardônico produzido por espasmos dos músculos da face. A contratura muscular pode atingir os músculos respiratórios e pôr em risco a vida da pessoa.