Caso o cidadão tenha o auxílio cancelado, a contestação pode ser feita pelo site do Ministério da Cidadania (https://consultaauxilio.cidadania.gov.br).
Esteja preso em regime fechado ou tenha CPF vinculado à concessão de auxílio-reclusão; Tenha menos de 18 anos, exceto mães adolescentes; Tenha tido o auxílio emergencial em 2020 cancelado; Não tenha movimentado valores do auxílio emergencial em 2020.
Para isso, basta acessar o site consultaauxilio.cidadania.gov.br verificar se há parcela com a situação cancelada e clicar no botão "contestar".
Se o status estiver como "inelegível" significa que o benefício foi negado durante a revisão mensal dos cadastros dos beneficiários após o sistema identificar que aquele cidadão não mais se enquadrava nos requisitos necessários para receber o auxílio emergencial.
Podem contestar o resultado os(as) cidadãos(ãs) que solicitaram o Auxílio Emergencial (AE) e, após a análise, tenham sido informados(as) que não atendem a todos os critérios para recebimento do auxílio.
https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/ . No portal, primeiramente, é preciso fazer o acesso. Basta informar CPF, nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe. Após o primeiro passo, o portal da Dataprev mostrará o motivo pelo qual seu auxílio foi cancelado.
Você deve preencher seus dados pessoais como CPF, nome completo, nome da mãe, data de nascimento e clicar em "Não sou um robô". Se o seu benefício estiver bloqueado ou cancelado, na página seguinte já vai aparecer a informação. Ali mesmo você poderá clicar para ver a justificativa dada pela Dataprev.
Para isso, é necessário acessar a plataforma digital no endereço www.cidadania.gov.br/auxilio. Caso você acesse o site de consulta, veja o resultado "inelegível" e queria contestar este resultado, basta clicar sobre o botão "Contestar".
Como solicitar a revisão Para requerer uma revisão do benefício, é preciso acessar a página de consulta do auxílio emergencial, no site do Ministério da Cidadania, inserir os dados solicitados e clicar em "Enviar". Na sequência, na parcela que consta como "cancelada", é preciso clicar no ícone de informação.