Quando o marido não quer ter filhos pode existir um motivo, um trauma talvez e que com o tempo ou a ajuda de um especialista, terapeuta ou psicólogo possa ajuda-lo a desvenda-lo e enxergar a paternidade de outra forma, com outros olhos.
Alguns homens não se sentem prontos para serem pais, são muito novos, imaturos, ou querem aproveitar a vida de casal, viajar, investir nas suas carreiras. Podem também ter passado por vivências traumáticas na infância, ter medo das obrigações, não ter experiência com crianças, não ter a paternidade como um objetivo.
Se a questão sobre ter filhos já foi conversada antes, mas mesmo assim um dos cônjuges ainda não aceita, o ideal será o casal sentar e conversar francamente. Cada um deve expor suas expectativas, vontades, inseguranças e seus medos. Buscar a ajuda de um psicólogo pode ajudar nessa fase.
Se o medo da paternidade se tornar incapacitante é possível buscar ajuda especializada para entender este momento, refletir sobre as mudanças e ter insights sobre as experiências familiares. Nicole destaca que é possível construir histórias diferentes das que foram vivenciadas como filho e trilhar novos caminhos.
Se o seu marido estiver hesitante em ter outro filho, discutam juntos o assunto. Procure sabe o motivo da hesitação....Escute as razões dele para não querer ter um filho.
O casal deve negociar e a parte (homem ou mulher) que deseja tanto aumentar a família deve expor os seus sentimentos. Dizer o porquê do desejo tão forte de ter um bebê naquele momento e os prós que a condição de pais traz.
Razões que podem impedir os homens de romper o relacionamento: 1. Comodismo: família e casa estabelecidas, convivência diária com os filhos e uma mulher para transar, mesmo que seja de vez em quando, é o suficiente para manter muitos homens em um relacionamento. Eles gostam de estabilidade.
De acordo com a visão Espírita, um casal tem o direito de limitar o número de filhos? ... Os filhos não devem ser vistos como realizações, eles procedem de compromissos aceitos antes da reencarnação pelos futuros pais, de modo a edificarem a família de que necessitam para a própria evolução.
Pelo contrário, sentem medo de serem pais. Os motivos podem ser diversos, desde algum trauma durante a vida, condição financeira, imaturidade, ou mesmo sentir que não é o momento certo para isso. Independente de qual for, o psicólogo de sua confiança pode ajudar a compreender e lidar com seus receios.