Você deve consultar um médico para espasmos musculares se encontrar alguma das seguintes situações:
Quaisquer espasmos musculares que ocorram regularmente;
Espasmos musculares que não se resolvem sozinhos com repouso, com hidratação e com nutrição adequada;
É normal os músculos tremem?
Paola Machado. Após um treino mais intenso, é normal sentir-se trêmulo ou mesmo sentir o que chamamos de espasmos musculares, ou seja, aqueles "tremeliques" ou "saltitos" que os músculos dão durante ou pós-treino.
Por que a dor acontece na musculatura?
"Essa dor acontece toda vez que a gente vai fazer um esforço que não está acostumado, que provoca micro lesões na musculatura, gerando pequenos processos inflamatórios", afirma o médico Ivan Pacheco, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.
Qual a causa da tensão muscular?
Existem várias causas que podem dar origem a este problema, como uma tensão muscular de menor importância, a ingestão excessiva de cafeína, como efeito colateral de um medicamento ou até por desidratação.
Será que o músculo dói?
Se o músculo dói, é porque o exercício fez efeito? Você decide cumprir aquela resolução de Ano Novo e, enfim, volta para a academia. O problema é que, no dia seguinte, cada músculo do seu corpo lembra do esforço do novo treino. Você quase desanima, mas pensa que esse pode ser um bom sinal.
Como o estresse afeta os músculos?
1. Excesso de estresse. O estresse provoca várias alterações no organismo, especialmente no funcionamento dos músculos, devido à ação dos hormônios que são liberados. Desta forma, os músculos menores, como os das pálpebras, podem sofrer maior ação desses hormônios, movimentando-se involuntariamente.