Confira um passo a passo de como solicitar a regularização do seu CPF
Isso significa que o contribuinte pode não ter feito alguma declaração do IR ou ter se ausentado de votar e ter multas pendentes com a Justiça Eleitoral. Outras pendências que levam a irregularidades no CPF são cadastro do contribuinte incorreto ou incompleto, multiplicidade ou fraude nos cadastros.
Ter o CPF suspenso significa que está irregular, ou seja, falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto. ... Isso acontece porque a Receita Federal alinha seus dados com as informações da Justiça Eleitoral.
Se houver algum problema com o seu CPF, é possível que você possa deixar de receber o auxílio emergencial. ... Vá até a opção "Regularização CPF"; Clique no link "Pela internet, se o CPF estiver na situação cadastral suspensa"; Feito isso, um formulário será aberto para dar início ao pedido de regularização.
Um CPF suspenso não é a mesma coisa que um CPF cancelado, por exemplo. ... Depois que você entende o motivo de estar com o CPF inválido e realiza a ação para corrigir essa situação, a Receita Federal pede o prazo de 72 horas para conferir e atualizar a validade do seu documento no sistema da Caixa Econômica Federal.
O que fazer quando o CPF está inválido Às vezes, é preciso enviar declarações de Imposto de Renda atrasadas para regularizar o documento. Nesse caso, você deve acessar o portal e-CAC e conferir o passo a passo para enviar os documentos atrasados ou talvez até precise enviar uma declaração retificadora.
Mas como saber se o CPF está inválido? Para consultar a situação de seu CPF, basta entrar no site da Receita Federal, digitar seu CPF e a data de nascimento. Ao realizar a consulta, um relatório irá informar seus dados e o comprovante de situação cadastral no CPF.
Para resolver esse tipo de situação é necessário protocolar um pedido de regularização do CPF. O pedido de regularização do CPF pode ser feito gratuitamente pela internet ou pelo valor de R$ 7,00 em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos correios ou dos Cartórios de Registro Civil.