O ph fecal depende da dieta, do teor de gordura nas fezes, da fermentação de açúcares (como a lactose). O ph torna-se mais ácido na presença de intolerância ou má absorção de açúcares e gordura e alcaliniza com a degradação de proteínas.
A concentração elevada do açúcar atrai líquidos para o interior do intestino delgado causando a diarréia. A seguir, o açúcar não absorvido é fermentado pelas bactérias do intestino grosso, produzindo fezes ácidas e flatulência.
Fezes ácidas podem estar relacionadas a intolerâncias alimentares, como por exemplo à lactose (açúcar do leite), além de outras situações. Procure um gastroenterologista.
"Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim", diz a médica.
As fezes escuras normalmente surgem quando existe sangue digerido na composição do cocô e, por isso, podem ser um importante sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestivo, especialmente no esôfago ou no estômago, provocado por úlceras ou varizes.
- O pH fecal é dependente da dieta, da fermentação de açúcares e do teor de gordura nas fezes. A fermentação, que ocorre no cólon, da quantidade normal de hidratos de carbono e açúcares e a produção de ácidos graxos são responsáveis pelo teor levemente ácido das fezes.
Fazer banhos de assento com água morna 2 vezes ao dia; Evitar o uso de papel higiênico, prefira toalhas umedecidas; Evitar fazer força para evacuar; Aplicar cremes ou pomadas com ação analgésica local.
Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los. Assim como qualquer outro alimento, é importante escolher bem as bebidas, especialmente após uma refeição.
Diarreia Ademais, a lactose não fermentada exerce uma ação osmótica, que atrai ainda mais água para o bolo fecal e estimula a formação de fezes líquidas ou pastosas. Se você é acometido por diarreia dentro de 30 minutos até 2 horas após consumir alimentos lácteos, provavelmente esse é um caso de intolerância à lactose.
As fezes amareladas podem se relacionar a diversos problemas, como doença celíaca, infecção intestinal, alimentação excessivamente gordurosa, entre outros.