5 formas simples para desentupir os ouvidos
O problema, em geral, ocorre por conta de uma diferença de pressão entre a parte mais externa da orelha e a região média do canal auditivo. Sendo assim, a sensação é bem comum durante a aterrisagem de um avião, o momento de subida para uma região de serra e quando entramos em alta velocidade em um túnel.
É comum após uma situação de pânico ou quando está sob muito estresse, sentir uma pressão no ouvido em seguida da dor. Isso ocorre porque os ouvidos internos são muito sensíveis a mudanças de fluido e sangue.
3. Infecção no ouvido. A infecção no ouvido pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus, levando a uma alteração na pressão do ouvido por acúmulo de líquidos no ouvido médio, localizado atrás do tímpano, causando zumbido no ouvido, dor, sensação de pressão nos ouvidos e até formação de pus.
A passagem de ar para o interior do ouvido médio é fisiológica. Mas em situações como resfriados, secreções nasais podem causar estes sintomas. O otorrino poderá, com um exame direto, observar se existe liquido no ouvido ou somente uma alteração da pressão de ar nos ouvidos, indicando um tratamento adequado.
A ocorrência de zumbidos ou acúfenos (barulhos nos ouvidos), associada a sensação de plenitude aural (ouvido cheio) e ecofonia (voz abafada ou reverberação da mesma), sugere comprometimento ao nível da orelha média, como uma possível otite catarral ou disfunção tubária. Não estão descartadas outras possibilidades.
O tímpano se inflama e, na sua superfície, formam-se pequenas bolhas (vesículas) cheias de líquido. Embora vesículas também possam estar presentes na otite média, a miringite não provoca a formação de pus ou secreção no ouvido médio. A dor começa repentinamente e dura de 24 a 48 horas.
O tinnitus surge como um som incômodo dentro do ouvido, e pode se assemelhar a um ruído agudo, uma abelha ou um chiado, que ocorre quando o ouvido passa a identificar impulsos sonoros sem que estes sejam enviados externamente.
Alterações no fluxo sanguíneo provocam zumbido no ouvido De acordo com a cardiologista Ana Catarina Periotto, o zumbido no ouvido em casos de hipertensão está relacionado aos bloqueios do fluxo sanguíneo no ouvido interno ou ao aumento da viscosidade do fluido do ouvido devido à pressão alta.