Se você sentiu coceira na vagina em conjunto com qualquer outro sintoma comum de DST, como queimação enquanto faz xixi, corrimento com cheiro, feridas, e dores durante o sexo, você deve marcar uma consulta com o ginecologista e fazer os exames.
Durante a gravidez a candidíase pode ser tratada com cremes vaginais e antifúngicos receitados pelo obstetra, sem riscos para a saúde da mamãe e do bebê. Usar sabonetes específicos para a região íntima e calcinhas de algodão que permitam a respiração da pele ajuda a evitar o problema.
Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:
Esse sintoma pode se tornar mais comum ainda durante a gravidez em função das próprias alterações fisiológicas causadas pela gestação. A queixa de coceira vaginal é comumente causada por uma infecção fúngica do gênero Candida. Essa infecção recebe o nome de candidíase ou monilíase.
Alguns dos remédios mais usados para a candidíase na gravidez incluem Nistatina, Butoconazol, Clotrimazol, Miconazol ou Terconazol. Estes medicamentos devem ser sempre aconselhados por um médico, para garantir que não prejudicam a gravidez.
Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande", explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.